Em toda a história do cristianismo, sempre houve a necessidade de se estar sempre preparado e atento as verdades da palavra de Deus. Hoje, mais do que nunca, precisamos estar aptos e habilitados a proclamar as verdades das Escrituras Sagradas. Pois, muitas idéias e falsas doutrinas, estão permeando nossas igrejas e tentando ofuscar o nosso conhecimento ante as evidencias da fé cristã.A maneira mais eficaz de combater as falsas ideologias, falsas doutrinas e heresias, é seguir a orientação das palavras do apóstolo Paulo: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. 2 Timóteo 2:15O verbo usado pelo apóstolo (manejar) significa “distinguir”; “interpretar corretamente”. Isto é, todos os cristãos devem estar capacitados a discernir o certo do errado, o santo do profano, a verdadeira doutrina da heresia.Falsas doutrinas sempre acompanharam o cristianismo, o que era na época, ainda permanece até os nossos dias, porém, com uma roupagem diferente.Dias atrás, recebi em minha residência uma revista denominada “Eis que Faço Novas Todas as Coisas”, revista das testemunhas de Jeová. Houve na mesma, um parágrafo que me chamou a atenção, que dizia: “Toda criação de Jeová é milagrosa! Todavia, sua primeiríssima criação foi a mais maravilhosa de todas. Foi a criação de um Filho espiritual, de seu “primogênito”. (Colossenses 1: 15) Este Filho celestial foi chamado de “a Palavra” ou “o Verbo”. Incontáveis eras depois de ser criado, ele veio a esta terra e foi chamado de o “homem, Cristo Jesus”. (Parágrafo extraído da revista “Eis que faço novas todas as coisas”, p. 12.)Esta idéia, de que Jesus foi “criado” por Deus, subsiste desde o século IV e foi criada por um teólogo chamado Ário, mais tarde considerado herege (que professa doutrina contrária ao que foi definido pela igreja como sendo matéria de fé). Esta doutrina conhecida como “arianismo” foi condenada na época, mas voltou a aparecer, com modificações, em outros movimentos, principalmente o das testemunhas de Jeová. O texto usado por eles para fundamentar a criação de Jesus é Colossenses 1: 15, que diz: “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação”. Segundo as testemunhas de Jeová, Jesus é chamado na Bíblia de o primogênito da criação de Deus, não sendo, portanto, eterno, mas criatura. Uma abordagem minuciosa deste texto nos mostra que Jesus é o primogênito da criação, mas não que ele é o primogênito de Deus. A Bíblia ensina, que primogênito nem sempre significa ser o primeiro a ser criado, ou o primeiro de uma série. A palavra primogênito aparece como sendo uma posição de destaque Sl 89:27, onde Davi é chamado de primogênito sendo Eliabe o primogênito de Jessé. Outro exemplo está em Jr 31:9, onde Efraim, o segundo filho de José, é chamado de primogênito, quando, na verdade, o primogênito era Manassés.No texto em estudo, o sentido óbvio de Jesus ser chamado de o primogênito é de preeminência, como se lê no v.18... “para que em tudo tenha a preeminência”, isto é, o que tem a primazia e o domínio. É exatamente nesse sentido que se refere a Jesus. À luz do próprio v.17, a expressão “Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele”, afirma categoricamente que Jesus não faz parte da criação, é um Ser à parte da criação. O texto indica a palavra grega "prototokos" para “primogênito”, e não "protoctisis" “primeiro criado”. Dizer que Jesus foi criado por Deus, é um grande equívoco e fere completamente os princípios da fé cristã.Que possamos estar aptos a servir o reino de Deus contra todos os falsos ensinos, que minimizam o Deus Salvador numa simples criatura espiritual.
Deus nos abençoe.
Pr. Lic. Rodrigo da Costa Santos.
Pr. Lic. Rodrigo da Costa Santos.
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