quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Como o cristão deve viver

TEXTO: ROMANOS 12: 1 – 2; 13: 11 – 14

INTRODUÇÃO
A sociedade contemporânea tem passado por intensas transformações. Em alguns casos estas transformações representam grande avanço na caminhada da humanidade, ao passo que, em outros, representa atraso e retrocesso. Observa- se que o estilo de vida da sociedade atual inclui padrões de comportamentos condenados na palavra de Deus.

Através do poder massificante dos meios de comunicação, este estilo de vida acaba sendo imposto a todos. E o que está em jogo não são apenas opções de comportamento, mas a própria ética como um todo. A tão propalada e divulgada liberdade de hoje é um ilusão. As pessoas não percebem que são manipuladas para se comportar desta ou daquela maneira.

Ser cristão numa sociedade assim não é fácil. Resistir à influencia do mundo e assumir o modo cristão de viver é um grande desafio, para o qual nem todos estão aptos. Mas, com graça de Deus, é possível conhecer melhor e assumir definitivamente o modo cristão de viver.

Com base neste texto podemos afirmar que o modo cristão de se viver envolve:

I – NOVIDADE DE VIDA

O que diferencia o falso do verdadeiro cristão é maneira como ambos vivem, porque a vida cristã verdadeira se dá a partir da experiência de uma nova vida em Cristo. Somente aqueles que já nasceram de novo têm condições de assumir este estilo de vida.
Viver em novidade de vida é consagra-se a Deus de forma santa e agradável. Significa morrer cada vez mais para o mundo e aprofundar a comunhão com Deus. Romanos 6: 4 “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida”.

O modo cristão de viver é incompatível com o estilo de vida do mundo secularizado. Quem vive em novidade de vida experimenta um contínuo processo de transformação e renovação espiritual. 2 Coríntios 5: 17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.

Esta transformação de dentro para fora, é operada pelo Espírito Santo e se traduz através de atitudes que consistem no culto aceitável a Deus, o culto “racional”, isto é, culto oferecido de mente e coração”. Não é emocionalismo passageiro, momentâneo que está limitado no aqui e agora, mas é um ato continuo de se viver a vida cristã.

Nenhum culto é agradável a Deus quando é simplesmente interior, abstrato e místico. Nossa adoração deve ser expressa em atos concretos de serviço manifestados em nosso corpo.
Em 1Coríntios 6: 18 – 20 Paulo ensina que o corpo é santuário do Espírito Santo e exorta: v. 20 “Porque fostes comprado por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo”

II – O CULTIVO DAS VIRTUDADES CRISTÃS COM BASE NO AMOR

O modo cristão de viver é inconfundível, pois, nos relacionamentos interpessoais ele se torna evidente. Não podemos nos enganar pensando que o que caracteriza o verdadeiro estilo de vida cristã é a crença que professamos, nem a igreja que pertencemos, mas a maneira como vivemos na sociedade.

Em Romanos 12 a partir do verso 9 – 21, Paulo nos mostra que o amor cristão é sincero, sensato, afetuoso e respeitador. É ao mesmo tempo entusiasmado e paciente, generoso e hospitaleiro, benevolente e compassivo. Tem a marca da harmonia assim como da humildade, não é soberbo nem egocêntrico. Não aceita glória para si, mas atribui toda honra e glória a Deus. Jeremias 9: 23 – 24 “Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR”

No meio de uma discussão sobre dons espirituais, (Caps.12-14) Paulo dedica um capitulo (13) inteiro falando do amor. Ele quer que seus leitores vivam dentro do contexto do amor divino, e que dia-a-dia demonstrem esse amor. Ele conclui que fora do contexto do amor, esses dons não fazem sentido.
1Co 13:1 “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine".

Jo 15:17 “Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros”

1Jo 4:8 “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”.

III – SANTIDADE E ESPERANÇA

Paulo ainda nos mostra que o modo cristão de viver inclui ainda uma vida de santidade neste mundo, onde vivemos um momento derradeiro. Lamentavelmente, o secularismo (aquilo que se opõe ao reino de Deus) desses últimos tempos tem influenciado a muitos que se dizem cristãos. Estão se transformando em cristãos secularizados, são aqueles que vivem segundo a ótica e os prazeres deste mundo que jaz no maligno e não do Reino de Deus.

1 João 5:19 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno”. Isto não significa que o mundo (cosmos) criado por Deus seja maligno, mas sim o mundo sistema, que está mergulhado no pecado e na injustiça jaz no maligno.

São aqueles que depositam suas esperanças em Cristo apenas nesta vida, como se não houvesse vida futura após a morte com Cristo. 1 Coríntios 15:19 “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens”.

Mas, como ser um verdadeiro cristão sem perder a santidade de vida e a esperança para o secularismo mundano? Paulo nos da à receita: v.2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

O cristão não deve se conformar com a prática de vida deste século, mas ele tem que transformar a sua realidade pela renovação de sua mente através da palavra de Deus.

Quando temos mentes renovadas podemos transformar ou inverter os valores impostos por este mundo que “jaz no maligno” e o resultado da transformação pela renovação da mente é a maturidade de uma vida cristã autentica.

CONCLUSÃO

O verdadeiro estilo de vida cristã consiste numa vida de novidades e inovações. Não fomos chamados para vivermos da mesma maneira que vivíamos, mas o nosso viver de agora; deve ser com mentes renovadas pela palavra de Deus. Transformando a nossa realidade com base no amor, na santidade e na esperança.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você