segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Aspectos do Novo nascimento

Texto: João 3: 1- 10
Introdução
O texto começa com um personagem chamado Nicodemos, um mestre de Israel. Seu nome significa “Conquistador do Povo”. Nicodemos era um homem influente e muito respeitado, talvez pelo seu conhecimento da lei e seu espírito de persuasão, porém, ele se dirige a Jesus ao anoitecer, pressupomos aí o seu temor em perder sua reputação e posição, ao ser flagrado dialogando com Jesus.
A partir dessa conversa que há entre Jesus e Nicodemos, aparentemente confusa, é que podemos extrair algumas lições para nossa edificação espiritual.

I- O NATURAL NÃO COMPREENDE O SOBRENATURAL

No decorrer do diálogo entre Jesus e Nicodemos, Nicodemos só reconhece Jesus como o enviado de Deus, pelos seus sinais de milagres. Embora reconhecesse que Jesus era Mestre e que Deus era com ele, Nicodemos não reconhecia a doutrina (ensinamentos) de Jesus como sendo divina. A importância de Jesus para Nicodemos estava firmada em seus sinais, e não nos seus ensinamentos.

E, em nossos dias a idéia de Nicodemos ainda permanece: as pessoas querem conhecer Deus por meio de milagres e não por meio da sua palavra. Querem conhecer o extraordinário por meio do ordinário, o sobrenatural por meio do natural. 1 Coríntios 2:14 “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.

A dimensão de Deus só é conhecida, quando rompemos as barreiras da naturalidade e da hipocrisia e fazemos uma entrega total e não parcial das nossas vidas a ele. Caso contrário, estaremos como Nicodemos: achando que sabemos de tantas coisas, quando na verdade, não sabemos de absolutamente nada. Mateus 22:29 “Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”.

Esse versículo nos ensina que o verdadeiro conhecimento das escrituras está associado ao poder de Deus nas nossas vidas. Não havendo está virtude de Deus as palavras se tornam frívolas e sem frutilidade. São palavras vazias que não poderão nos levar a uma experiência real com Deus. Nicodemos tinha conhecimento, mas não possuía a essência (força) do Espírito que revela todas as coisas. Romanos 1: 16 “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê...
1 Coríntios 2: 4-5 “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”.

O processo regenerador de Deus em nossas vidas se inicia na medida em que permitimos que a palavra de Deus nos envolva. João 15: 3 “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”. Uma fé que é baseada em milagres é perigosa e está fadada ao fracasso. A verdadeira fé é aquela que crê na palavra de Deus sem evidencias aos nossos olhos. É aquela que crê para ver, e não ver para crer.


II- O NOVO NASCIMENTO NOS LEVA A EXERGAR O SOBRENATURAL

Nicodemos ficou abismado (admirado) por Jesus ter apontado a necessidade de um novo nascimento. Para alguém que representava o melhor da nação e da religião judaica, não ter o direito de ver o reino de Deus, sem antes nascer de novo, soava no mínimo como absurdo. Nicodemos contrapõe: v.4 “Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?”

Ao falar da necessidade do novo nascimento, Jesus demonstra que ser um judeu, fariseu, mestre ou religioso, não habilita ninguém a ter acesso ao reino de Deus. Ele não estava falando do nascimento físico, mas de um ato criativo de Deus no interior do ser humano. Somente a renovação interior permite ao se humano sua participação no Reino de Deus.

Jesus responde que o nascer de novo não se refere ao nascimento materno, mas o nascer da água e do Espírito v. 6 “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”
Neste versículo está revelado o grande segredo do novo nascimento. Quando a bíblia faz referência ao novo nascimento preserva uma idéia, ou seja, a vinda de um novo ser a existência. Mas, quanto à origem do novo nascimento há uma distinção clara: enquanto o velho homem é gerado pela vontade da carne (vontade humana v.6) o novo nascimento se dá por meio da palavra de Deus (água) e pelo Espírito de Deus João 1: 12- 13 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”

Isso nos mostra que a renovação interior, isto é, o novo nascimento, é um ato exclusivamente de Deus. A nossa participação nisso tudo, está quando entregamos nossas vidas a Cristo.
As maravilhas e o sobrenatural de Deus em nossas vidas, só podem ser percebidos quando temos um coração regenerado e transformado pelo seu Espírito.

III- O NOVO NASCIMENTO É SER CONTROLADO PELO ESPÍRITO

Jesus quando fala a respeito do vento no v.8 “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito”. deixa Nicodemos perplexo e confuso com essa expressão. Então ele responde: “Como pode suceder isso v.9”? O que Jesus estava querendo dizer, é que assim como o vento atua de forma imprevisível e invisivelmente, mas é percebido em seus efeitos, do mesmo modo, o Espírito Santo opera nas nossas vidas.
Ilustração “o menino e a pipa” Não podemos ver o Espírito de Deus, mas podemos senti-lo. Não podemos tocá-lo, mas podemos ser por ele tocados.

Após Jesus perceber que Nicodemos havia ficado confuso com suas palavras, ele disse: v. 10 “Tu és mestre em Israel e não compreende estas coisas”? Jesus não estava ironizando, mas ele ficou surpreendido de saber que um mestre de Israel não sabia nada a respeito do novo nascimento.
Muitas vezes perdemos o nosso tempo com tantas informações desnecessárias, e que não nos leva a lugar algum e deixamos de aprender e compreender a palavra que nos conduz a salvação e uma vida guiada pelo Espírito.

Ser controlado pelo Espírito consiste em ter mentes renovadas Romanos 12: 2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Mentes renovadas pelo Espírito é não se conformar com as estruturas e pensamentos que contrariam o reino de Deus neste mundo, mas sim em buscarmos a vontade perfeita de Deus para nossas vidas.

Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.

Quando renovamos as nossas mentes, automaticamente renovamos a nossa realidade de vida. Nós começamos a enxergar as coisas de um ângulo diferente: aquilo que para mim era o problema eu vejo agora como solução. O sofrimento que hoje estamos passando será nossa maturidade amanhã.

Marco Aurélio, grande imperador e pensador, dizia que “a felicidade da vida depende da qualidade de nossos pensamentos”

Conclusão

O ser humano já mais conhecerá a graça (paradoxo do Espírito) de Deus por meio da naturalidade, a não ser pelo novo nascimento. Que não só revelará essa graça, mas que também nos dará uma vida guiada e controlada pelo seu Espírito.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você