Introdução
Para falarmos de desenvolvimento precisamos ter em mente que é um processo que se inicia na concepção e termina com a morte. Desenvolvimento significa evolução, progresso, movimento, mudança e crescimento.Na presente pesquisa do desenvolvimento, podemos nos deter na esfera biológica, emocional, intelectual ou social. Todas as esferas do desenvolvimento citadas estão relacionadas umas as outras, o ser humano é um todo, e nada acontece separadamente. Ao pesquisar a área do desenvolvimento em psicologia, estaremos conhecendo a história do homem, desde o seu nascimento até sua morte, compreendendo o que acontece em cada idade, e o que caracteriza estas fazes.O desenvolvimento é dependente de dois fatores básicos: a maturação e o ambiente. Maturação está relacionada ao processo biológico, é a aparência inata do desenvolvimento. Maturação está ligada ao crescimento de células, tecidos, músculos e órgãos. Desta maneira a criança não poderá caminhar sem que esta estrutura muscular venha se desenvolver. Qualquer tipo de treinamento antes desse período será inútil, sem que as estruturas musculares venham estar totalmente desenvolvidas, proporcionando a criança a tal. Ambiente inclui as experiências vividas pela criança e proveniente do meio que a cerca: [1] “a educação, a influência dos pais, a alimentação, as doenças. O ambiente pode interferir no processo de maturação, as doenças podem afetar o crescimento do esqueleto e dos músculos.” [2]
O Desenvolvimento Pré-natal e o Nascimento
A história de um homem, não se inicia no seu nascimento nem na concepção, mas ela se volta no tempo até o encontro com seus avós, bisavós, tetravós. Vemos que durante o período pré-natal, como também nos outros períodos há uma junção de fatores genéticos e ambientais. Muitos problemas congênitos são atribuídos às causas genéticas, mas a maior parte desses problemas são causas genéticas e ambientais interagidos. Podemos citar alguns exemplos de fatores ambientais que pode prejudicar o feto como: a alimentação da mãe o fumo, o consumo de drogas, e o ato de enjerir bebidas alcoólicas. [3] Sendo evidente que a vida do ser humano se inicia antes mesmo do seu nascimento, podemos concluir o porquê de algumas culturas orientais começam a contar a idade cronológica do ser humano a partir de sua existência pré-natal, ou seja, da sua vida intra-uterina propriamente dita. Porém em nossa cultura vemos que não incluímos o período pré-natal como inicio de contagem cronológica da idade da pessoa.Entre os ocidentais, mesmo não contando esse período, os estudos de processo de desenvolvimento do ser humano, nos mostra que a vida se inicia no período pré-natal, ou seja, inicia-se, de fato, a vida do ser humano a partir do instante em que o individuo se forma no ventre materno. Por muitos séculos, percebemos que o homem sempre se preocupou mais com a origem, do que com o desenvolvimento pré-natal do individuo. [4]
O Desenvolvimento Físico
Nesta faze do desenvolvimento a criança nasce com alguns dos seus sentidos funcionando normalmente, e outros de forma precária. E assim, esta criança vai trilhando pela faze do desenvolvimento. Existem dois princípios fundamentais, e gerais que governam o desenvolvimento físico do recém-nascido. Em primeiro lugar é constatado que ele sucede no sentido cabeça-pé. Desta maneira, a cabeça, e o pescoço da criança atingem a maturidade antes das pernas. Em segundo lugar, o desenvolvimento ocorre no sentido centro-periferia, isto quer dizer, que a criança aprende a governar os braços antes mesmo que venha aprender a dominar os dedos. [5]”Diferentes sistemas e órgãos, seguem ritmos diversos de desenvolvimento” [6] Para exemplificar, até antes do nascimento vemos que a cabeça e o sistema nervoso crescem e se desenvolvem mais. Depois do nascimento o ritmo de crescimento dos braços é maior do que o da cabeça. Temos que ter sempre em mente que o desenvolvimento físico não é separado do social, intelectual e emocional. O desenvolvimento defeituoso no físico pode certamente abalar seriamente o autoconceito da criança, ou de um adolescente, e consequentemente ficará marcado com uma carga negativa por esse defeito no desenvolvimento, prejudicando-o no seu desenvolvimento social e emocional.Um bom desenvolvimento físico proporcionará, e colaborará para o ajustamento. Alguns estudos pesquisas e observações mostram que há períodos críticos no desenvolvimento, isto quer dizer, que num determinado momento, a criança já esta preparada, e madura para dominar determinadas respostas como falar e andar. A aprendizagem dessa resposta deverá ocorrer nesse período, caso isso não aconteça, será difícil resgatar a oportunidade, e o desenvolvimento ficará irreversivelmente danificado. [7]“As crianças que crescem em condições de severas privações de estimulação dos sentidos e da inteligência, de alimentação e saúde, de relações sociais positivas, tem se desenvolvimento irreversivelmente prejudicado.” [8]
O Desenvolvimento Emocional e Social
É importante que a criança tenha um bom relacionamento com sua mãe, porque os demais relacionamentos estarão sempre ligados a este primeiro. Quando houver uma relação positiva entre mão e filho, este se sentirá mais seguro, e mais autoconfiante, são características que vão estar incutidas nele pelo resto da sua vida.A socialização de uma criança tem seu inicio fundamentalmente em sua família, onde ela cresce através do seu relacionamento com seus pais, e companheiros, e vai se desenvolvendo criando corpo na escola continuando este processo na adolescência, e juventude até atingir a vida adulta. É importante nós sabermos que a base disso tudo sempre estará na família, ou seja, no meio em que ela vive. Sempre que o relacionamento com os membros da família for positivo, principalmente com a mãe, a criança passará a perceber que os demais que estão ao seu redor, são fonte de satisfação, e confiança positiva. Um fator importantíssimo que não podemos deixar acontecer com nenhuma criança, é de que esta venha ficar sem a presença paterna.Os autores são unânimes nesse ponto, em enfatizar a figura paterna, no desenvolvimento de comportamentos que se referem ao papel sexual das crianças, tanto do sexo masculino quanto do feminino. Os estudiosos do assunto dizem que a ausência da figura paterna no lar, pode gerar sérias conseqüências para as crianças, como a possível troca do desejo sexual. As pesquisas nos alertam que a ausência do pai, prejudica o desenvolvimento cognitivo, especialmente dos filhos de sexo masculino. [9]
O Desenvolvimento Intelectual
Jean Piaget foi considerado o maior estudioso da inteligência da criança. Ele defendia o principio que o desenvolvimento se da em etapas ou fazes. Para Jean Piaget, existem quatro estágios definidos no desenvolvimento intelectual da criança. Ele denomina o primeiro estagio como sendo sensório motor, por causa da percepção estar ligada aos movimentos. Este período se inicia no nascimento e vai até os dois anos se caracterizando pelos seguintes comportamentos: a criança acaba aprendendo diferenciar o seu próprio corpo dos diferentes objetos.Sem nenhuma linguagem, e os objetos já são definidos, e conceituados a partir do seu uso ou manipulação. Nesta faze os objetos só existem enquanto estão à vista, a criança busca e precisa ser estimulada. O segundo é denominado pré-operacional que começa dos dois, e vai até ao sete anos. Nesta faze o pensamento da criança é egocêntrico, e ela não é capaz de ter o mesmo ponto de vista do outro. Para ela duas bolas têm a mesma cor, elas são percebidas com iguais. Quando a criança chega aos quatro anos inicia-se o pensamento intuitivo, e através disso a criança começa a perceber relações, e a pensar em termos de classe. Quando a criança chega nesse ponto, nós percebemos que ela já dominou os conceitos numéricos.O terceiro estágio é o das operações concretas. E esta faze tem seu inicio aos sete anos indo até aos onze anos, o interessante nesta faze, é que a criança começam a pensar logicamente. Mas ainda ela não é capaz de abstrair, ela sempre fará algumas referências ou uso de fatos concretos para afirmar sua idéia. O interessante, é que a criança nesse estágio já é capaz de entender as coisas, e classificar os objetos em hierarquias.O último estágio do desenvolvimento começa nos onze anos e vai até os quinze anos, este último, denomina-se período das operações formais. O aspecto básico desse estágio é o pensamento lógico formal, nesta circunstância, o jovem adolescente já é capaz de elaborar suas próprias opiniões e hipóteses, pois agora, ele acaba de atingir a maturidade intelectual. [10]
Conclusão
Psicologia do desenvolvimento é o estudo sistemático da personalidade humana, desde a formação do indivíduo, no ato da fecundação, até à velhice. A fase da infância é o processo evolutivo que caracteriza uma série de ajustamentos, e que o organismo tem de fazer em função do meio em que a criança vive. É evidente que este processo de convivência e adaptação, não se limita apenas na fase da infância, mas o que acontece com o ser humano nesta fase da vida, é extremamente importante para o processo do seu desenvolvimento, porque podem ocorrer sérios problemas na fase adulta por motivo de um mau desenvolvimento na infância.
Este trabalho foi apresentado à disciplina de Piscologia Geral do Seminário Teológico Rev. Antonio de Godoy Sobrinho, situado na cidade de Londrina PR. Rodrigo Santos.
Bibliografia
BRAGHIROLLI, Eliane Maria et al. Psicologia Geral. Petrópolis: Vozes, 2005.ROSA, Merval Psicologia Evolutiva. Petrópolis: Vozes, 1991
O Desenvolvimento Pré-natal e o Nascimento
A história de um homem, não se inicia no seu nascimento nem na concepção, mas ela se volta no tempo até o encontro com seus avós, bisavós, tetravós. Vemos que durante o período pré-natal, como também nos outros períodos há uma junção de fatores genéticos e ambientais. Muitos problemas congênitos são atribuídos às causas genéticas, mas a maior parte desses problemas são causas genéticas e ambientais interagidos. Podemos citar alguns exemplos de fatores ambientais que pode prejudicar o feto como: a alimentação da mãe o fumo, o consumo de drogas, e o ato de enjerir bebidas alcoólicas. [3] Sendo evidente que a vida do ser humano se inicia antes mesmo do seu nascimento, podemos concluir o porquê de algumas culturas orientais começam a contar a idade cronológica do ser humano a partir de sua existência pré-natal, ou seja, da sua vida intra-uterina propriamente dita. Porém em nossa cultura vemos que não incluímos o período pré-natal como inicio de contagem cronológica da idade da pessoa.Entre os ocidentais, mesmo não contando esse período, os estudos de processo de desenvolvimento do ser humano, nos mostra que a vida se inicia no período pré-natal, ou seja, inicia-se, de fato, a vida do ser humano a partir do instante em que o individuo se forma no ventre materno. Por muitos séculos, percebemos que o homem sempre se preocupou mais com a origem, do que com o desenvolvimento pré-natal do individuo. [4]
O Desenvolvimento Físico
Nesta faze do desenvolvimento a criança nasce com alguns dos seus sentidos funcionando normalmente, e outros de forma precária. E assim, esta criança vai trilhando pela faze do desenvolvimento. Existem dois princípios fundamentais, e gerais que governam o desenvolvimento físico do recém-nascido. Em primeiro lugar é constatado que ele sucede no sentido cabeça-pé. Desta maneira, a cabeça, e o pescoço da criança atingem a maturidade antes das pernas. Em segundo lugar, o desenvolvimento ocorre no sentido centro-periferia, isto quer dizer, que a criança aprende a governar os braços antes mesmo que venha aprender a dominar os dedos. [5]”Diferentes sistemas e órgãos, seguem ritmos diversos de desenvolvimento” [6] Para exemplificar, até antes do nascimento vemos que a cabeça e o sistema nervoso crescem e se desenvolvem mais. Depois do nascimento o ritmo de crescimento dos braços é maior do que o da cabeça. Temos que ter sempre em mente que o desenvolvimento físico não é separado do social, intelectual e emocional. O desenvolvimento defeituoso no físico pode certamente abalar seriamente o autoconceito da criança, ou de um adolescente, e consequentemente ficará marcado com uma carga negativa por esse defeito no desenvolvimento, prejudicando-o no seu desenvolvimento social e emocional.Um bom desenvolvimento físico proporcionará, e colaborará para o ajustamento. Alguns estudos pesquisas e observações mostram que há períodos críticos no desenvolvimento, isto quer dizer, que num determinado momento, a criança já esta preparada, e madura para dominar determinadas respostas como falar e andar. A aprendizagem dessa resposta deverá ocorrer nesse período, caso isso não aconteça, será difícil resgatar a oportunidade, e o desenvolvimento ficará irreversivelmente danificado. [7]“As crianças que crescem em condições de severas privações de estimulação dos sentidos e da inteligência, de alimentação e saúde, de relações sociais positivas, tem se desenvolvimento irreversivelmente prejudicado.” [8]
O Desenvolvimento Emocional e Social
É importante que a criança tenha um bom relacionamento com sua mãe, porque os demais relacionamentos estarão sempre ligados a este primeiro. Quando houver uma relação positiva entre mão e filho, este se sentirá mais seguro, e mais autoconfiante, são características que vão estar incutidas nele pelo resto da sua vida.A socialização de uma criança tem seu inicio fundamentalmente em sua família, onde ela cresce através do seu relacionamento com seus pais, e companheiros, e vai se desenvolvendo criando corpo na escola continuando este processo na adolescência, e juventude até atingir a vida adulta. É importante nós sabermos que a base disso tudo sempre estará na família, ou seja, no meio em que ela vive. Sempre que o relacionamento com os membros da família for positivo, principalmente com a mãe, a criança passará a perceber que os demais que estão ao seu redor, são fonte de satisfação, e confiança positiva. Um fator importantíssimo que não podemos deixar acontecer com nenhuma criança, é de que esta venha ficar sem a presença paterna.Os autores são unânimes nesse ponto, em enfatizar a figura paterna, no desenvolvimento de comportamentos que se referem ao papel sexual das crianças, tanto do sexo masculino quanto do feminino. Os estudiosos do assunto dizem que a ausência da figura paterna no lar, pode gerar sérias conseqüências para as crianças, como a possível troca do desejo sexual. As pesquisas nos alertam que a ausência do pai, prejudica o desenvolvimento cognitivo, especialmente dos filhos de sexo masculino. [9]
O Desenvolvimento Intelectual
Jean Piaget foi considerado o maior estudioso da inteligência da criança. Ele defendia o principio que o desenvolvimento se da em etapas ou fazes. Para Jean Piaget, existem quatro estágios definidos no desenvolvimento intelectual da criança. Ele denomina o primeiro estagio como sendo sensório motor, por causa da percepção estar ligada aos movimentos. Este período se inicia no nascimento e vai até os dois anos se caracterizando pelos seguintes comportamentos: a criança acaba aprendendo diferenciar o seu próprio corpo dos diferentes objetos.Sem nenhuma linguagem, e os objetos já são definidos, e conceituados a partir do seu uso ou manipulação. Nesta faze os objetos só existem enquanto estão à vista, a criança busca e precisa ser estimulada. O segundo é denominado pré-operacional que começa dos dois, e vai até ao sete anos. Nesta faze o pensamento da criança é egocêntrico, e ela não é capaz de ter o mesmo ponto de vista do outro. Para ela duas bolas têm a mesma cor, elas são percebidas com iguais. Quando a criança chega aos quatro anos inicia-se o pensamento intuitivo, e através disso a criança começa a perceber relações, e a pensar em termos de classe. Quando a criança chega nesse ponto, nós percebemos que ela já dominou os conceitos numéricos.O terceiro estágio é o das operações concretas. E esta faze tem seu inicio aos sete anos indo até aos onze anos, o interessante nesta faze, é que a criança começam a pensar logicamente. Mas ainda ela não é capaz de abstrair, ela sempre fará algumas referências ou uso de fatos concretos para afirmar sua idéia. O interessante, é que a criança nesse estágio já é capaz de entender as coisas, e classificar os objetos em hierarquias.O último estágio do desenvolvimento começa nos onze anos e vai até os quinze anos, este último, denomina-se período das operações formais. O aspecto básico desse estágio é o pensamento lógico formal, nesta circunstância, o jovem adolescente já é capaz de elaborar suas próprias opiniões e hipóteses, pois agora, ele acaba de atingir a maturidade intelectual. [10]
Conclusão
Psicologia do desenvolvimento é o estudo sistemático da personalidade humana, desde a formação do indivíduo, no ato da fecundação, até à velhice. A fase da infância é o processo evolutivo que caracteriza uma série de ajustamentos, e que o organismo tem de fazer em função do meio em que a criança vive. É evidente que este processo de convivência e adaptação, não se limita apenas na fase da infância, mas o que acontece com o ser humano nesta fase da vida, é extremamente importante para o processo do seu desenvolvimento, porque podem ocorrer sérios problemas na fase adulta por motivo de um mau desenvolvimento na infância.
Este trabalho foi apresentado à disciplina de Piscologia Geral do Seminário Teológico Rev. Antonio de Godoy Sobrinho, situado na cidade de Londrina PR. Rodrigo Santos.
Bibliografia
BRAGHIROLLI, Eliane Maria et al. Psicologia Geral. Petrópolis: Vozes, 2005.ROSA, Merval Psicologia Evolutiva. Petrópolis: Vozes, 1991
[1] Elaine Maria Braghirolli et al., Psicologia Geral, p. 154
[2] Elaine Maria Braghirolli et al., Psicologia Geral, p. 154
[3] Elaine Maria Braghirolli et al., Psicologia Geral, p. 154.
[4] Merval Rosa. Psicologia Evolutiva, p. 9.
[5] Elaine Maria Braghirolli et al., Psicologia Geral, p. 155.
[6] Elaine Maria Braghirolli et al., Psicologia Geral, p. 155.
[7] Elaine Maria Braghirolli et al., Psicologia Geral, p. 155.
[8] Elaine Maria Braghirolli et al., Psicologia Geral, p. 156.
[9] Elaine Maria Braghirolli et al., Psicologia Geral, p. 156-157.
[10] Elaine Maria Braghirolli et al., Psicologia Geral, p.159-160.
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