segunda-feira, 5 de abril de 2010

MARCAS DO MINISTÉRIO DE JESUS


Texto: Marcos 10: 46-52

Introdução

A cidade de Jericó era uma passagem para os grupos de peregrinos que se dirigiam a festa em Jerusalém. Todos tinham que passar por Jericó, esta cidade era um importante ponto de passagem porque havia um posto de fronteira e alfândega. Jericó era a última cidade que os pequenos grupos paravam para se abastecerem e se organizarem para viagem.

O texto nos apresenta (v.46) a saída de Jesus de Jericó e é nesse ponto do tempo e lugar que o cego entra em cena. Ele está assentado junto à estrada, mendigando. Devido às desigualdades sociais que havia na comunidade de Marcos, levavam os peregrinos a se compadecerem e a usarem seus recursos para dar esmola aos mendigos. É nesse episódio que Jesus, os discípulos e a numerosa multidão se deparam com este pobre cego.
Imaginemos por alguns momentos a triste e terrível situação desse mendigo de Jericó. O seu nome era Bartimeu que estava “assentado à beira do caminho”.
Vejamos as marcas do ministério de Jesus:

I- POSTURA DE ATENÇÃO (Aplicação cuidadosa da mente a alguma coisa, concentração, reflexão, aplicação)

O versículo 49 do texto em que lemos nos diz que “Jesus parou”.
Vivemos o século da tecnologia, mas que muito bem pode ser chamado de o século da correria, da pressa, do “não tenho tempo”, “não posso parar”, “sou muito ocupado”. Somos escravos do relógio e não prestamos atenção em nada e ninguém. Ex 3: 7-8 “Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; 8 por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra (...)”

O clamor de Bartimeu demonstra claramente sua fé e certeza naquele que poderia curá-lo: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim”.
Quantos estão à margem, quer na vida econômica, quer na vida social, ou até mesmo na vida espiritual? Muitos são aqueles que hoje estão vivendo à margem.
Era esta a triste situação de Bartimeu. Em trapos e desdém, não só nas trevas da vida social, mas também nas trevas do seu mundo físico. Era um cego e nada podia ver, realmente estava isolado. De repente, surge em sua vida seu grande dia. É sempre assim, para cada um de nós surge aquele momento, o importante é saber como aproveitá-lo da melhor maneira, e isto ele soube fazer.

Irmãos, Jesus ainda continua parando diante de muitas vidas e, sempre que ele pára, algo grande, maravilhoso e milagroso acontece.
Nesse momento, meu irmão e minha irmã, Jesus pára diante do seu coração, da sua vida. Você é muito importante, você é alguém precioso demais aos olhos de Cristo, por essa razão ele pára à sua frente. É possível que nunca ninguém parou para ouvir os seus problemas , quem sabe nunca ninguém lhe deu a menor atenção, mas pode estar certo, Cristo está interessado em você. Jr 33: 3 “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes”.
Muitas vezes vivemos de forma desorganizada por não termos atitude de atenção, de aplicação e reflexão da palavra de Deus. “os moços que madrugam no ler, convém madrugarem também no pensar. Vulgar é o ler, raro o refletir”. “Rui Barbosa” (Oração aos moços)

II- ATITUDE DE VONTADE (Sentimento que incita alguém a atingir o fim proposto)

Irmãos, agora não só Jesus pára, mas ele chama aquele homem: v. 51 “O que queres que eu te faça”. O chamado de Cristo será sempre irresistível. Quando ele chama, as cordas do nosso coração são como que tocadas por um poder sobrenatural. Sua voz não só atinge o nosso ouvido físico, mas também alcança o mais profundo do nosso coração.
Não é o que a religião pode fazer, o que a tradição pode fazer, o que os deuses podem fazer, não, aqui é o que Jesus pode, quer e vai fazer. Somos finitos, somos limitados, nossas forças são débeis, mas os recursos de Deus são inesgotáveis. Deus será sempre uma fonte que nunca cessa, ele é poderoso para fazer infinitamente mais, do que pedimos ou pensamos.

Estamos vivendo momentos difíceis hoje em dia, lutas e mais lutas em busca da felicidade, estamos sofrendo perseguições por todos os lados, estamos diante de um quadro caótico no que diz respeito a nossa sociedade e também ao mundo. São fatores que interferem no nosso modo de viver, no nosso relacionamento para com as outras pessoas, enfim, passamos por momentos em que só podemos confiar em um homem, homem este que mudou o rumo da história e continua mudando o rumo da vida de muitas pessoas. Esse homem é Cristo, o próprio Deus encarnado, que vive e reina nesta igreja.

III- GESTO DE AMOR (Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outro)

Lemos no versículo 52 que Jesus disse a Bartimeu: “Vê, a tua fé te salvou.” O que é tudo isso senão um belíssimo gesto de amor. Só o amor é capaz de abrir os nossos olhos. Eu entendo que os milagres de Cristo eram atitudes de amor. O milagre é considerado algo excepcional e extraordinário, ou seja, não é explicado pelas ciências, sejam elas físicas ou naturais.
Quantos ainda estão cegos! Não me refiro agora a cegueira física, mas a outra, que é a cegueira espiritual.
Quantos ainda estão presos às tradições, as fábulas, aos ídolos, às superstições, às crendices. Cristo pode tocar os nossos olhos com muito amor e abri-los para as coisas espirituais. Deus deseja abrir seus olhos e, quando isso acontecer, um mundo novo e maravilhoso estará começando em sua vida.
Quando os discípulos chamam o homem cego que estava assentado à beira do caminho, eles disseram: v.49 “Tem bom ânimo”. Essas eram palavras que transmitiam esperança e alegria que as pessoas estavam acostumadas a ouvir de Jesus no seu ministério. Deus diz a você nesta noite: tenha bom ânimo.

Conclusão

Quem sabe você está à margem caído, derrotado, frustrado, sem esperança. Deus é poderoso para encontrá-lo no caminho da vida e abrir os seus olhos para as coisas espirituais. Cristo agora fala ao seu coração. Ele te chama; jogue a sua capa e corra para os braços de Jesus.
Não importa o que você esteja passando, não deixe o mundo falar que você é um derrotado, sabe porque? “Somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou” ( Rm 8:37 ) Viva como a Bíblia quer que você viva, não como o mundo quer que vivamos. “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” ( Rm 12:2 ).

Deus nos abençoe!
Pr. Lic. Rodrigo da Costa Santos.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você