quinta-feira, 15 de julho de 2010

Saúde Espiritual

TEMA: SAÚDE ESPIRITUAL
TEXTO: MATEUS 11: 28 – 30

INTRODUÇÃO
Um dos princípios elementares da fé cristã é a vida feliz, abundante, satisfatória. Jesus ensinou que o ladrão vem para roubar, matar e destruir, mas ele propôs uma vivencia diferente: “eu vim para que tenha vida e a tenham em abundancia” João 10: 10
E quem tem uma vida abundante, farta é porque tem saúde espiritual. Pois a alma é a sede da personalidade humana. Se o nosso espírito ou isso que chamamos de alma estiver bem toda nossa vida também estará. E para termos saúde espiritual, precisamos entender alguns princípios:

I – O EVANGELHO É PODER QUE LIBERTA

Fundamentando a sua pregação, o apóstolo Paulo afirmou que o evangelho é o “poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1: 16)
A chegada de Jesus ocorre num mundo que ansiava a vinda do Messias. As pessoas viviam em baixo da chamada “Pax Romana”, expressão latina para "a paz romana". É o longo período de uma relativa paz gerada pelas armas e pelo autoritarismo, experimentado pelo Império Romano. Paz para aqueles que detiam o poder e regiam as leis. Mas escravidão para aqueles que eram obrigados a viverem a rigor estas leis rígidas e severas.

De outro lado, os fariseus e escribas impunham uma religiosidade fanática e opressora, que consequentemente abalavam as estruturas emocionais e espirituais de muita gente. E tudo isto incitou o povo a clamar por um libertador. E Jesus é este libertador.

Em João 8: 36 diz que “se o filho vos libertar verdadeiramente sereis livres” Jesus quando é recebido na vida de uma pessoa ele entra não para proibir ou para policiar, mas para trazer a mensagem de liberdade. Jesus é a própria mensagem que liberta, pois ele é o verbo encarnado de Deus. João 1:1 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.

Precisamos entregar a nossa vida por completa a Cristo. Não podemos nos enganar acreditando que somente com certas práticas vamos encontrar o caminho da liberdade e vida eterna.

O endemoninhado Gadareno (Mc 5: 1 – 20)

O evangelho não é um processo de manobras psicológicas, de mudar a mente por educação ou outro processo humano qualquer, mas é uma operação do Espírito Santo.

II – O EVANGELHO É FÉ SEM SACRIFÍCIOS

Religião e sacrifício sempre andaram de mãos dadas. Interessante é que os escribas e fariseus que impunham estas condições legalistas não viviam e muitos menos praticavam. Posteriormente, oportunistas passaram a “vender” indigências que prometiam absolvição religiosa de pecados denominados “mortais”.

As pessoas eram enganadas comprando estas indulgências, ou seja, comprando perdão de pecados. Atos 4: 12 diz: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.
Romanos 6: 14 “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça”.

Passaram-se séculos, milênios, e, como diz uma de nossas canções, “muitas vezes nos assaltam os modernos fariseus” Eu quero dizer com isto que ainda hoje há lideres ensinando a necessidade de se fazer sacrifícios diante de Deus para conquistar bênçãos.

Se você acredita na palavra de Deus, saiba que o verdadeiro sacrifício que Deus espera de nós nesta noite é como diz está no Salmo 51: 17 “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus”.

Deus espera que ofereçamos as nossas vidas a ele em lugar de sacrifícios. Romanos 12: 1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.

III – O EVANGELHO PROPORCIONA (TRAZ) VIDA FELIZ

Jesus pagou definitivamente o preço de nossa liberdade, garantindo o perdão dos nossos pecados e a salvação eterna. Colossenses 2:14 “tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz”

Isto é fruto da graça provedora de Deus! Pois ele disse: “...o meu jugo é suave e meu fardo é leve; e, em mim “achareis descanso para as vossas almas”
Na verdade, todos os seres humanos enfrentam algum tipo de problema, mas somente Cristo a maior necessidade do ser humano: “Ser Feliz”. Por isso ele ensinou: “eu vim para que tenha vida e vida em abundância”

Quando nós aceitamos o evangelho automaticamente estamos abrindo mão daquilo que destrói, contamina e prejudica para vivermos o evangelho em plenitude de alegria como diz 1 João 1: 3 - 4 “Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. Estas coisas, pois, vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa.

O evangelho de Cristo é a perfeita realização daquele que deseja ser feliz, porque ele transforma a hostilidade que há na vida de uma pessoa em beleza, com o fruto do Espírito. Gálatas 5: 22 - 23 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”.

O genuíno evangelho alegra o coração do homem transformando o ódio em amor, a maldade em bondade, a perturbação em paz, e a tristeza e alegria.

CONCLUSÃO

Nós não temos motivos para vivermos tristes e angustiados, porque Cristo é o Deus que se fez carne para nos libertar das opressões; sejam elas espirituais emocionais ou físicas. E uma vez libertos não, precisamos viver fazendo sacrifícios, mas sim viver pela fé no evangelho de Cristo. (Rm 1: 17 O justo viverá por fé) E é este que nos traz a salvação eterna e uma alegria abundante e plena nas nossas vidas.


Pr. Rodrigo da Costa Santos

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você