segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Avivamento Espiritual

TEXTO: HABACUQUE 3: 1-2

INTRODUÇÃO

1. O que é avivamento espiritual?
1.1. É o resultado da ação do Espírito na vida do crente, enchendo-o e habilitando-o para cumprir a vontade do Senhor no seu contexto específico de vida.

I. O AVIVAMENTO CONSISTE NA BUSCA PELO PODER DE DEUS

1- O profeta Habacuque faz uma petição a Deus referente à restauração de seu povo. A oração do profeta é clara e objetiva “aviva a tua obra, ó Senhor”. O avivamento ou depertamento espiritual é derramado onde há terra seca e sedenta pela presença de Deus. O avivamento não está condicionado a boa oratória, (arte de convencer) a boa retórico (arte de bendizer) ou aos gritos estridentes e penetrantes do pregador, mas única e exclusivamente do mover sobrenatural de Deus na vida da igreja.

Os apóstolos AT 4:23-31 e 33

v.23.Uma vez soltos, procuraram os irmãos e lhes contaram quantas coisas lhes haviam dito os principais sacerdotes e os anciãos.
2- Presos por terem curado um coxo de nascença, em nome de Jesus, os apóstolos foram proibidos de falar e ensinar no nome de Jesus. Então eles se mobilizam em oração para que Deus intervisse na causa daqueles homens. Na oração, eles não pediram proteção, porque não sentiam medo. Não rogaram vingança, porque não guardavam rancor em seus corações. Mas suplicavam coragem e ousadia, (AVIVAMENTO) porque estavam decididos a fazer a vontade de Deus. v.29 Agora pois ó Senhor, olha para suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda ousadia (Poder) a tua palavra.

3- O avivamento nos desperta, nos tira do sono, nos tira do comodismo e nos enche de força para que vivamos na atmosfera espiritual. O verdadeiro avivamento nos traz animo para realizar a obra de Deus mesmo sob perseguições, é ele quem nos fortalece e nos encoraja para vencermos os obstáculos da vida.
Notem as ordens das palavras no v. 31 Os apóstolos oram a Deus, move-se o lugar, são cheios do poder do Espírito Santo e anunciam com ousadia (Poder) a palavra de Deus.
Efésios 6: 10 “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder”.
Os apóstolos fizeram o que realmente deveria ser feito, buscaram a presença de Deus. Moody, um grande pregador do evangelho, dizia: “Quando os homens aprenderão que não podem fazer a obra de Deus sem o poder de Deus.”
O avivamento se torna possível mediante a ação de homens e mulheres que estão decididos a fazer a obra de Deus.

II- O AVIVAMENTO ESPIRITUAL DA IGREJA É PROMESSA DE DEUS

1- No livro de Atos, o apóstolo Pedro faz uma referência a uma profecia de Joel mostrando que o avivamento é promessa de Deus para igreja. O despertamento da igreja não é apenas uma promessa de Deus, mas uma necessidade. Neste contexto, o Espírito Santo estava sendo derramado naquele lugar, conforme a promessa. E isso, deixou alguns Judeus confusos e perplexos porque eles não sabiam o que realmente estava acontecendo. Então Pedro toma a palavra e diz: (At 2: 16 – 18) Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: 17 E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; 18 até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.

2- Esta passagem aponta exatamente para o autor, o protagonista e personagem principal do avivamento: O Espírito Santo. Somente com o sopro do Espírito na nossa vida é que podemos ser verdadeiramente avivados. Um cristão que se preze deve viver na dimensão do Espírito de Deus, só ele tem esse poder restaurador, despertador e avivador. Temos que viver dentro dessa promessa de Deus, que se cumpriu e ainda se cumpri em nossos dias, caso contrario, viveremos um retrocesso e até a morte espiritual.

3- Uma pessoa embriagada está controlada pelo álcool. Da mesma forma, nós devemos nos embriagar do Espírito Santo, para que possamos ser controlados por ele. Quando não vivemos na dimensão do Espírito, estamos na dimensão da “carne”, do “eu” do “ego”. E nesta dimensão não tem avivamento, não tem poder de Deus, mas o que tem é guerra entre irmãos, é ataque contra a liderança, é falta de amor ao próximo. Estar nesta dimensão, é ser controlado pelo diabo para criticar a vida das pessoas que se doam por amor a obra de Deus.

4- Todo cristão que não vive cheio do Espírito Santo está incompleto.
Na língua grega, o imperativo: “Enchei-vos” usado por Paulo, pode ser assim traduzido da seguinte forma: “Encham-se e continuem se enchendo do Espírito Santo de Deus”, ou: “Estejam sendo cheios.”

III - MARCAS DO VERDADEIRO AVIVAMENTO

O avivamento autêntico tem algumas peculiaridades. Sua característica não é o emocionalismo, o barulho. O livro de Atos descreve uma igreja que vive sob o mover do Espírito Santo. Atos 2: 47-52. Por que era uma igreja que:
Perseverança na Palavra. 1Co 2:4-5 Todo avivamento autêntico está centrado em Cristo e em sua Palavra. O surgimento de doutrinas antibíblicas é um sinal de que não há pureza no movimento.
Perseverança na comunhão. Uma igreja avivada pelo Espírito de Deus vive como um corpo bem ajustado, 1 Co 12: 12. O Espírito gera unidade, Jo 17: 21. As discórdias e facções são obra da carne, Gl 5: 19-21.
Perseverança na oração. Sem oração não há avivamento. É a oração a Deus que desencadeia todo o processo de renovação espiritual. Deus criou o homem para que este vivesse a ter comunhão com ele pela oração. (Atos 2: 42)
Dedicação a missões. Não existe avivamento autêntico se a igreja não está fazendo missões. De acordo com At 1: 8, o poder do Espírito habilita o crente para pregar o evangelho, para ser testemunha. 1Co4:20 Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.

CONCLUSÃO

Deus espera que vivamos a plenitude do verdadeiro avivamento, que além de uma necessidade, é uma grande promessa a sua igreja. Através da plenitude deste avivamento, a igreja de Cristo, certamente, crescerá de forma saudável e estruturada. Pois este é derramado pelo poder do Espírito e é um acontecimento profético na igreja. Suas verdadeiras características são: Palavra de Deus, comunhão e amor. Estas características definem perfeitamente uma igreja militante, dinâmica e ativa.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você