terça-feira, 14 de dezembro de 2010

NÃO NOS CONFORMEMOS COM ESTE SÉCULO...

Tendo em vista o dia da bíblia que, tradicionalmente no Brasil, comemora-se no segundo domingo do mês de dezembro; temos uma grande oportunidade para meditarmos nos desafios do presente século à luz da palavra de Deus. Este dia deve ser significativo para todos nós, pois não se trata de um dia como outro qualquer, mas da revelação do próprio Deus a humanidade que deve compreender a importância das escrituras sagradas.
No ano passado, enfatizamos em nosso boletim, a origem do dia da bíblia, mas hoje, refletiremos nas implicações atuais que podem ser combatidas pelos ensinamentos das escrituras. Em Romanos 12: 12, o apóstolo Paulo nos diz: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Com base neste texto, podemos observar o cuidado do apóstolo Paulo para que seus leitores não caíssem no perigo da conformação com o presente século (dos seus dias, e hoje, dos nossos dias). Mas o que é conformação? Em outra tradução diz: “E não vos amoldeis ao esquema deste mundo”. Conformação, não sinônimo de passividade “(Ah, o mundo é assim mesmo!)”, mas, conformação, como assimilação e associação com as práticas próprias do mundo. Quando nos conformamos com este mundo, criamos alguns obstáculos para uma vida genuinamente cristã. E o primeiro deles é: Obstáculo para um culto verdadeiro - A solicitação da parte do apóstolo é que apresentemos o nosso (vosso) corpo em sacrifício vivo. É justamente uma ideia que difere de todo o sistema judeu de adoração. Aqueles que se apresentam para cultuar a Deus devem estar em santidade. A ideia principal aqui é de algo separado para um determinado fim; nesse caso, o de adoração. O Deus santo busca a santidade em seus adoradores. 1 Pedro 1:16 “porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo”. O segundo é: Obstáculo para a renovação da mente - Paulo, embora pedisse um culto com razão e logicidade- frutos da mente-, fala também dos perigos à própria mente. Ele fala do perigo da mente obscurecida pela conformação com o mundo, ou seja, as ações do mundo é que ocupam os pensamentos. Todo e qualquer padrão em que se viva, está totalmente dentro do aceitável (às vezes até elogiável!). É por isso que ele nos orienta, dizendo que o que deve ocupar nossos pensamentos são as coisas de Deus, (Fl 4:8) para uma não obscuridade da mente. Assim sendo, é preciso então decidir qual direção tomar: conformação ou transformação. A segunda hipótese só se dará pela renovação da mente através da palavra de Deus. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” Salmo 119: 105. O terceiro é: Obstáculo a experimentação da vontade de Deus - A conformação é, na verdade, um obstáculo à experimentação da vontade de Deus. É lógico que não basta a não conformação com o mundo, é preciso que se tome uma decisão pela transformação da mente. Paulo quer dizer do grande lucro da transformação pela renovação da mente. Esse lucro é chamado de experimentação. Como o tema está voltado à lógica (culto racional e transformação da mente) a própria experimentação está baseada em testar e discernir. Apenas aqueles que têm a mente renovada, podem discernir (experimentar) qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (v.2), e discernimento não está disponível às pessoas de um modo geral. Quanto ao conhecimento da sua perfeita vontade, Deus é seletivo. Tal discernimento será privilégio apenas daquele que se decidir em não se conformar com o presente século, e que estiver em ato contínuo de renovação e transformação de sua mente.

Deus nos Abençoe!
Rev. Rodrigo da Costa Santos

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você