segunda-feira, 26 de julho de 2010

Jesus foi “criado” por Deus à luz de Colossenses 1:15?

“O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação”.

As Testemunhas de Jeová, dizem que Jesus não pode ser Deus. Porque é chamado na Bíblia de o primogênito da criação de Deus, não sendo, portanto, eterno, mas criatura.
O texto diz que Jesus é o primogênito da criação, mas não que ele é o primogênito de Deus. A Bíblia ensina, que primogênito nem sempre significa ser o primeiro a ser criado, ou o primeiro de uma série. A palavra primogênito aparece como sendo uma posição de destaque Sl 89:27, onde Davi é chamado de primogênito sendo Eliabe o primogênito de Jessé. Outro exemplo está em Jr 31:9 onde Efraim, o segundo filho de José, é chamado de primogênito, quando, na verdade, o primogênito era Manassés.
No texto em estudo, o sentido óbvio de Jesus ser chamado de o primogênito é de preeminência, como se lê no v.18... “para que em tudo tenha a preeminência”, isto é, o que tem a primazia e o domínio. É exatamente nesse sentido que se refere a Jesus. À luz do próprio v.17, a expressão “Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele”, afirma categoricamente que Jesus não faz parte da criação, é um Ser à parte da criação.
O texto aponta a palavra grega prototocos (prototokos) para “primogênito”, e não protoctisis (protoctisis) “primeiro criado”. Dizer que Jesus foi criado por Deus, é um grande equívoco e fere completamente os princípios da fé cristã. É uma interpretação herética que exclui completamente o real sentido do texto bíblico.
Que Deus nos ajude, através da iluminação de seu Espírito, a propagar as verdades doutrinárias de sua palavra. Para que tenhamos uma fé mais firme e consistente naquele que nos chamou para fazermos a diferença num mundo indiferente.
Deus nos Abençoe!
Pr. Rodrigo da Costa Santos

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você