sexta-feira, 22 de abril de 2011

POR QUE COMEMORAMOS A PÁSCOA?

Em nossos dias, temos alguns pensamentos que divergem do verdadeiro significado da páscoa. Muitos estão na expectativa do grande dia para saborear as diversidades de ovos de chocolate que são vendidos. O ovo de páscoa que temos hoje, apareceu graças ao desenvolvimento da indústria de chocolate em 1828. Alguns dizem que foram os anglo-saxões os primeiros a usarem o coelho como símbolo da páscoa. Outros, no entanto, o relacionam ao culto da fertilidade que era celebrado pelos Babilônicos, e mais tarde, levado para o Egito. Outra lenda diz que em 1215, na Alsácia (França), um dos coelhinhos da floresta foi o escolhido para levar um ninho cheio de ovos ao principezinho que estava doente. Mas a pergunta que fica é: Por que comemoramos a páscoa?
A páscoa tem sua origem no Egito, esta palavra por sua vez significa “passagem”; passagem da escravidão do Egito para a terra prometida, da opressão para libertação. Em Êxodo 12, temos a instituição desse memorial. Primeiramente, o significado histórico da páscoa é a libertação: o povo de Israel era escravo na terra do Egito, e Deus, milagrosamente os libertou através de seu servo Moisés. Segundo, o significado profético da Páscoa é a redenção: “Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado” (1Co 5.7). A páscoa era uma convocação santa e uma espécie de comemoração perpétua do livramento de Israel da morte. Era um testemunho permanente de que a sua salvação era através do sangue do cordeiro. O cordeiro que foi morto pelos israelitas fala de Cristo, o Cordeiro de Deus; pois o sangue do cordeiro apontava para o sacrifício de Cristo, o Cordeiro que tira o pecado do mundo. ( Jo 1: 29)
“Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi; que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1Co 15:3-4). Celebrar a páscoa significa valorizar uma nova vida que temos em Cristo, pois fomos libertos da escravidão para vivermos livres. “Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo!”(2Co5:19) Este Homem morreu por VOCÊ; morreu por mim. Veio para morrer. Mas que proveito adviria de um Salvador morto? Ele tinha que viver!
Aquele que estava morto, reviveu. Foram-se as trevas. Resplandeceu o sol. A vida recebeu um novo significado. Hoje, a morte e a ressurreição de Cristo são demonstradas através da Ceia do Senhor. Por ocasião da última páscoa, Jesus tomou dois dos elementos que faziam parte da páscoa e, transformou a antiga páscoa na Ceia do Senhor Jesus. A páscoa judaica havia cumprido seu propósito, pois, profeticamente, ela apontava para o sacrifício de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus (João 1: 29). O Êxodo deu vida à nação de Israel. O sacrifício de Cristo fez nascer a Igreja, um povo proveniente de todas as nações. “Enquanto comiam, tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos. Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Concerto, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” (Mt 26: 26-28).
Hoje, temos o privilégio de celebrar a Páscoa (Ceia do Senhor) por causa do poderoso triunfo do Filho de Deus sobre o pecado, a morte e o inferno. Em sua morte, Cristo deu significado e ampliação à páscoa. A páscoa, por sua vez, apresenta o esclarecimento e a interpretação da cruz. A páscoa é a sombra; a cruz é a substância. A páscoa é o modelo; a cruz é a perfeição.
Você já recebeu em seu coração esse maravilhoso Salvador que triunfou sobre o pecado, a morte e o inferno? E, se já o fez, o Cristo Vivo já se tornou o poder de Deus em sua vida?
Deus nos Abençoe!



Rev. Rodrigo Santos

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você